Segunda-feira, Fevereiro 3, 2025
InícioEmpresasDesigualdade salarial entre homens e mulheres mantém-se acentuada

Desigualdade salarial entre homens e mulheres mantém-se acentuada

Por: Martim Gaspar


No passado dia 13 de novembro assinalou-se o Dia Nacional da Igualdade Salarial. Embora esta diferença tenha diminuído nos últimos anos entre homens e mulheres, face aos 18,4% em 2012, em 2020, esta diferença salarial é de 13,3%, o que corresponde a 48,54 dias de trabalho não pago.

Segundo a Segurança Social, é “como se as mulheres deixassem, até ao final do ano, de ser pagas pelo seu trabalho”.

“A desigualdade salarial entre mulheres e homens em Portugal continua a ser um problema grave, com causas estruturais que importa combater, sendo para isso fundamental a ajuda de todas e todos”, segundo um comunicado da Segurança Social

No mesmo comunicado, a Segurança Social reforça que “é fundamental a mobilização de toda a sociedade e de todas as organizações, para que se empenhem em promover a Igualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho, nomeadamente ao nível das remunerações”.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, tanto as mulheres como os homens têm o direito de receber o mesmo por um trabalho do mesmo valor, mas a “desigualdade salarial é um problema persistente e universal e, desde a entrada das mulheres no mercado de trabalho, estas têm tido, em geral, uma remuneração mais baixa do que os homens”.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category