O Loures Inova, incubadora do concelho de Loures, comemorou o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, que se assinalou no passado dia 26, com uma tarde dedicada à propriedade intelectual e às mulheres empreendedoras.
O evento, organizado pelo Loures Inova e pela Inventa International, contou com a presença de Leonor Trindade, presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que falou sobre os desafios no registo de marcas, patentes e design em Portugal.
Inês Monteiro Alves e Luís Caixinhas, da Inventa International, deram, ainda, uma palestra sobre a propriedade intelectual e propriedade industrial, sublinhando a importância dos registos das diversas formas de propriedade quando se desenvolve um negócio ou um produto inovador.
O evento contou, ainda, com um momento de debate com a advogada e investidora Isabel Neves, e as empresárias Mónica Gonçalves, da Casa Grigi, e Léa Gonçalves, da Jasmim.
Léa Gonçalves contou como o seu percurso empresarial teve sempre em conta o registo da propriedade dos seus produtos, desenhados especificamente para acomodar bebés e crianças até três anos quando acompanham os pais nas compras, estando atualmente à procura de investidores para fazer escalar o negócio.
Já Mónica Gonçalves desenvolveu um fio de cortiça para peças de vestuário únicas e ecológicas, contando com o apoio da investidora Isabel Nevesl, na sequência da participação no programa televisivo Shark Tank. Neste momento, procura apoio para internacionalizar a Casa Grigi.
Para Isabel Neves, o grande desafio destas empreendedoras é “perceber se vão levar o negócio para a frente, ou se vendem a uma grande empresa e ficam apenas com os royalties da sua invenção”.
No final, houve ainda tempo para a apresentação de projetos em incubação no Loures Inova a mentores.
O evento contou, ainda, com a presença de António Pombinho, vereador da Câmara Municipal de Loures, e de Gonçalo Velho, vogal do concelho de administração do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, onde está instalado o Loures Inova.