Home / Empresas / “A diversidade cabe a todos” – Carla Calado
Carla calado diversidade pme magazine
Carla Calado é gestora de projetos na Fundação Aga Khan (Foto: Fundação Aga Khan)

“A diversidade cabe a todos” – Carla Calado

Por: Mafalda Marques

A carta portuguesa para a diversidade descreve medidas concretas que podem ser tomadas para promover a diversidade e a igualdade de oportunidades no trabalho, independentemente da identidade cultural, origem étnica e social, orientação sexual, género, idade, características físicas, estilo pessoal, religião, local de origem, entre outros. Um movimento de aprendizagem contínua. 

A Fundação Agha Kan, membro da comissão executiva, sente que a ligação com o mundo empresarial, a nível da inclusão laboral das pessoas com que trabalham, é um desafio.

“Vimos de mundos diferentes, o terceiro setor e o setor empresarial. Nesse sentido, começámos a trabalhar o lado de lá. Porque é que temos tantos obstáculos no que toca a incluir as pessoas? O que se passa dentro das organizações? Que preocupações têm? Como é que são estes obstáculos e como podem ser trabalhados? É preciso trabalhar isto do ponto de vista das empresas, porque nós, a partir do terceiro setor, não conseguimos perceber estes obstáculos”, explica Carla Calado, gestora de projetos na área da inclusão económica da Fundação Aga Khan.

Assim, decidiram fazer emergir esse ponto de vista em parceria com o GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial), que faz parte do CSR Europe, uma organização europeia de responsabilidade social mandatada há cerca de dois anos para gerir o processo das cartas da diversidade a nível europeu. As cartas para a diversidade são todas diferentes. Cada país escreve o seu texto e quem assina assume o compromisso da valorização da diversidade dentro das organizações.

 

Leia o artigo na íntegra na edição digital da PME Magazine.