Projeto na Linha do Tua custará 15 milhões de euros e resulta de um acordo entre a Douro Azul, EDP e a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua.
A Douro Azul vai desenvolver um projeto turístico na Linha do Tua, que deverá estar operacional a partir de março do próximo ano.
A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, que cita o líder da Douro Azul, Mário Ferreira, e que adianta que o projeto representa um investimento de 15 milhões de euros.
O projeto, que ainda aguarda autorização de exploração, inclui a recuperação da linha de comboio entre a Brunheda e Albergaria, num total de 36 quilómetros, bem como dois comboios e a construção de cinco cais de embarque na albufeira da barragem.
Ainda segundo o empresário, dos 15 milhões de euros investidos, 10 milhões serão financiados pela EDP e os restantes cinco milhões pela Douro Azul.
A exploração turística da Linha do Tua faz parte de um acordo tripartido entre a Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua (ADRVT), a EDP e a Douro Azul para o efeito, sendo era uma das condições impostas para a construção da barragem do Tua.
Ainda segundo Mário Ferreira, será criado um sistema multimodal de transportes com um autocarro turístico a fazer a ligação entre a antiga estação de comboios do Tua e a barragem, uma ligação fluvial na albufeira da barragem e depois o comboio entre Brunheda e Mirandela.