Figura de capa da PME Magazine de julho, Miguel Pina Martins marcou presença na apresentação da revista, no passado dia 4, onde falou sobre as suas aprendizagens e os seus falhanços, sublinhando a importância de aprender com os erros.
O fundador da Science4You começou por dizer que “a diferença entre o sucesso de um empreendedor de uma pessoa que acaba por nunca empreender é uma linha que tem uma coisa muito simples: arriscar”.
“Se não arriscarmos muito dificilmente vamos conseguir construir uma empresa, construir algo um bocadinho diferente”, disse.
Sobre a experiência internacional da empresa, Miguel Pina Martins revelou que a Science4You “já vende para mais de 55 países”.
“Já chegámos a ter mil pessoas ao mesmo tempo a trabalhar na Science4You. Temos uma infelicidade que é o Natal só acontecer uma vez por ano, acho muito mal isso [risos].”
O CEO da famosa empresa de brinquedos criticou, ainda, o facto de ser “complicado falhar em Portugal”.
“É muito complicado falhar em Portugal, porque muitas das vezes quando falhamos passamos a ser falhados e não é isso que acontece. Quando as coisas falham, a maior parte das vezes são as ideias que falham. Só que temos de ter várias ideias! Esse é um problema muito grande.”
“Há fundos nos Estados Unidos que só investem em empreendedores que já tenham falhado. A pessoa pode ter a melhor ideia do mundo, chegam lá e fazem o pitch: ‘Se nunca falhaste vai lá tentar e depois nós investimos’. É o contrário do que aquilo que acontece cá. O falhanço é muito importante.”
Veja o vídeo e fotos da apresentação da PME Magazine de julho:
Vídeo: Nortfilmes
Fotos: João Filipe Aguiar