Home / MERCADO / Economia / Economia com crescimento este ano e aceleração em 2022
Economia crescimento aceleração
Perspetivas do Banco de Portugal, FMI, Comissão Europeia e Conselho de Finanças Públicas (Foto: Pexels)

Economia com crescimento este ano e aceleração em 2022

Organizações nacionais e internacionais perspetivam um crescimento da economia em Portugal ao longo deste ano, apontando para uma provável aceleração em 2022, depois da crise financeira verificada ao longo do último ano com a atual situação pandémica.

Com a atual situação pandémica e consequente crise financeira, várias organizações nacionais e internacionais têm vindo a apontar para um crescimento da economia portuguesa ao longo deste ano, projetando uma aceleração da mesma para 2022, apesar da variação dos graus de otimismo das várias entidades em relação a estes dados.

Na passada terça feira, o Fundo Monetário Internacional anunciou as suas perspetivas para o crescimento económico português, depois de já terem sido conhecidas as projeções da Comissão Europeia, do Banco de Portugal e do Conselho das Finanças Públicas.

Todos os relatórios apontam para o provável crescimento económico de Portugal, apesar do prolongado estado de confinamento geral que o país tem atravessado. Comprovando-se as expectativas, este será um movimento contrário à queda de 7,6% da economia ao longo de 2020, valor fortemente impactado pela crise pandémica.

O grau de otimismo varia consoante a Organização, sendo que a projeção mais otimista chega da parte da Comissão Europeia, que aponta para um crescimento de 4,1% do PIB português. Em sentido inverso, os resultados mais pessimistas são perspetivados pelo Conselho das Finanças Públicas, que prevê um crescimento do Produto Interno Bruto português em cerca de 3,3%. Quanto ao Banco de Portugal e ao Fundo Monetário Internacional, ambos se alinham na projeção de que o PIB apresente um aumento de 3,9%.

Em relação a uma possível aceleração económica, as referidas Organizações são unânimes na projeção de que tal deverá ocorrer em 2022, com a perspetiva da Comissão Europeia a revelar-se mais conservadora e a apontar para um crescimento de 4,3% nesse ano. Nesta análise, o Banco de Portugal apresenta-se como o mais otimista, fazendo uma projeção de um crescimento económico de 5,2% ao longo do próximo ano. 

O Fundo Monetário Internacional e o Conselho das Finanças Públicas encontram-se no “meio termo” em relação às perspetivas de aceleração económica de Portugal em 2022, apontando para aumentos de 4,8% e 4,9%, respetivamente.