Por: Ana Vieira
A EDP Comercial anunciou, esta quarta-feira, o lançamento de painéis solares para instalação em gradeamento de varandas, permitindo às famílias que vivem em apartamento mais uma forma de produzir energia.
Com esta solução, a empresa pretende alargar as respostas à transição energética solar para apartamentos. “Proprietários de apartamentos com varanda com gradeamento e boa exposição solar já podem produzir e consumir a sua própria energia, reduzindo o consumo de energia da rede até 25%”, lê-se no comunicado enviado.
Segundo dados oficiais do Eurostat, cita a EDP Comercial, cerca de metade das famílias portuguesas habita em apartamentos, sem espaço no telhado para instalar painéis solares.
Os painéis solares, mais leves do que os tradicionais, são instalados diretamente no gradeamento da varanda e ligados a uma simples tomada elétrica. A varanda terá de ter, no mínimo, 2,9 metros de largura e ligação a uma tomada elétrica exterior ou interior.
Com três quilos e meio por painel, ao contrário dos 20 kg que chega a pesar um painel tradicional, a solução permite produzir energia suficiente para permitir uma poupança no consumo de energia da rede de até 25%, garante a EDP Comercial.
A implementação do sistema de dois painéis tem um custo de 700€. O sistema poderá ainda ser monitorizado em tempo real através da App EDP Solar.