Home / Empresas / EDP pretende investir em startups portuguesas
EDP startups portuguesas
Investimento a startups é realizado através da EDP Ventures (Foto: Pexels)

EDP pretende investir em startups portuguesas

A EDP tenciona investir cerca de 10 milhões de euros em startups portuguesas que possam apoiar a transição energética, através de um dos seus veículos de investimento direcionado para o ecossistema nacional, o EDP Cleantech FCR.

A EDP, através do mecanismo de investimento EDP Cleantech FCR – um fundo direcionado para startups baseadas em Portugal, pretende investir cerca de 10 milhões de euros em startups portuguesas que possam apoiar a transição energética de uma forma inovadora.

Neste sentido, a empresa tem vindo a procurar startups que demonstrem capacidade de acrescentar valor e revolucionar áreas como as de energias limpas, redes inteligentes, eficiência energética, mobilidade elétrica, soluções de armazenamento de energia, cibersegurança, inteligência artificial, IoT, manutenção preditiva, ARVRbig data e advanced analytics, entre outras das áreas procuradas.

Desta forma, a empresa irá manter a sua aposta no investimento em inovação do setor energético, dando continuidade ao investimento global que é feito em startups e que, atualmente, conta com cerca de 32 participantes.

Num investimento total que se prevê rondar os 70 milhões de euros, com 40 milhões de euros já investidos, a EDP procura agora empresas de valor estratégico acrescentado, de forma a desenvolver as várias unidades de negócio do grupo, num processo que é realizado com o apoio da EDP Ventures.

Caracterizando o EDP Cleantech FCR como um dos veículos preferenciais para investir nas startups portuguesas, Luís Manuel, administrador da EDP Ventures, aponta o investimento referido como “uma demonstração da forte aposta no ecossistema nacional e em empresas com ADN português”, que vem sendo realizado pelo Grupo “ao longo da última década”.

Recorde-se que a EDP Ventures é pioneira neste tipo de investimentos em Portugal, tendo já apoiado empresas que se têm vindo a destacar no ecossistema nacional, tais como Feedzai, DefinedCrowd, Loqr, Probely, Drivit, entre outros casos de sucesso.