Segundo a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), o empresário Elon Musk vendeu nos últimos dias 934.090 ações da Tesla, no valor de 1,020 biliões de dólares, sendo que desde novembro já vendeu cerca de 15 biliões de dólares em ações da empresa fabricante de carros elétricos.
O jornal The Wall Street Journal revelou que a participação de Elon Musk na Tesla é agora de cerca de 177 milhões de ações, enquanto a revista Forbes estima que o empresário seja o homem mais rico do mundo com uma fortuna estimada em 275 biliões de dólares.
Seguindo o website Dinheiro Vivo, Musk não é remunerado pelas suas funções como CEO da Tesla ou na empresa aeroespacial SpaceX, optando por ser pago em ações das duas empresas, fazendo com que este não pague impostos sobre a sua fortuna, porque nos EUA os contribuintes apenas pagam impostos sobre os seus rendimentos ou quando vendem ações.
Este ano, a organização jornalística ProPublica publicou um relatório onde revela que Musk pagou 455 milhões de dólares em impostos entre os anos de 2014 e 2018, apesar de os seus ativos terem aumentado.
Já em 2020, o empresário transferiu a sua residência oficial de Los Angeles, onde viveu nos últimos 20 anos, para Austin, no Texas. Esta mudança permitiu-lhe reduzir de forma significativa os impostos que paga, tendo anunciado que iria transferir a sede da Tesla também para Austin, devido ao menor custo de vida nesta localidade.