Foi implementado um novo sistema de monitorização de tráfego pedonal na vila de Óbidos, que já se encontra a funcionar. O sistema conta, em tempo real e de forma anónima, o número de pessoas e de veículos que entram e saem do perímetro muralhado na vila de Óbidos.
O sistema, que conta com a tecnologia de uma das empresas do Parque Tecnológico de Óbidos, a MakeWise, tem como objetivo a monitorização e o controlo do fluxo de pessoas presentas na vila, que tem atualmente um limite máximo de 875 pessoas.
Tendo por base modelos de Inteligência Artificial, este sistema de monitorização identifica, a partir de uma imagem, pessoas e viaturas. Gonçalo Abreu, CEO da MakeWise, explica, em comunicado, que “O sensor de visão inteligente recolhe e analisa a informação, extrai os dados e descarta as imagens (garantindo a proteção de dados pessoais e sensíveis)”. Os dados que são recolhidos, armazenados e disponibilizados para consulta, produzem depois informação, como estatísticas, relatórios e contadores, que pode ser depois utilizada para apoiar as tomadas de decisão. Tanto quando o número limite de ocupação de pessoas está prestes a ser atingido como quando a situação fica regularizada e controlada, é enviado pelo sistema um alarme às entidades responsáveis.
O sistema, que “é o resultado de cinco anos de trabalho e de experiência no desenvolvimento de soluções baseadas em visão e inteligência artificial”, segundo Gonçalo Abreu, surge como resposta ao pedido da Câmara Municipal de Óbidos, na sequência do conjunto de medidas de mitigação e combate à Covid-19 que tem vindo a implementar.