Investimentos da Embraer serão feitos em Évora e na OGMA.
A brasileira Embraer vai reforçar o seu investimento em Portugal, num total de 103,6 milhões de euros na fábrica em Évora e também na Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA).
Paulo Marchioto, presidente da Embraer Portugal, já anunciara um investimento de 93,6 milhões de euros na unidade de Évora. Contudo, segundo o jornal brasileiro Valor Econômico, a empresa irá ainda investir 10 milhões de euros na OGMA para reforçar a capacidade da companhia na manutenção e produção de peças.
O reforço é feito de forma a que a OGMA tenha capacidade de resposta face ao projeto do KC-390, apresentado esta segunda-feira em Alverca com a presença do primeiro-ministro, António Costa.
O investimento em Évora servirá para equipas as unidades para produção em série dos E2, novos aviões comerciais E-Jets da construtora.
Na fábrica de estruturas metálicas, o investimento será de 63,6 milhões de euros, prevendo-se a criação de 199 postos de trabalho diretos e permanentes até 2018.
Já na unidade de compósitos, o investimento será de 30 milhões de euros, estimando-se a criação de 63 postos de trabalho diretos e permanentes até 2018.
Refira-se que o investimento em Évora conta com apoios comunitários de 34,6 milhões de euros.