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Líder inclusivo
Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal (Foto: Adecco Portugal)

Empatia e humildade, os traços de um líder inclusivo

Por: Carla Rebelo, CEO da Adecco Portugal

É unânime no mundo da gestão que uma organização que aspira à sustentabilidade e crescimento, que pretende reter talento e diferenciar-se num mercado competitivo e global no seu segmento, tem no seu ADN uma preocupação emergente com as “suas pessoas”. O que faz com que as pessoas se sintam incluídas nas organizações? Sentir que são tratadas de forma justa e com respeito, que são valorizadas e que têm um sentido de pertença?

Certamente, a missão, valores, práticas e políticas das empresas. A estes tópicos estruturais, soma-se o comportamento dos colegas de trabalho, o ambiente que cada profissional vive no quotidiano. Mas nunca haverá práticas organizacionais bem-sucedidas sem uma liderança inclusiva, reconhecida por muitas organizações como a chave para a sustentabilidade dos negócios e, ao mesmo tempo, uma ferramenta fundamental para a gestão saudável de equipas em bom ambiente de trabalho colaborativo.

A liderança inclusiva está a emergir como uma capacidade única e crítica que ajuda as empresas a adaptarem-se a diversos clientes, mercados, ideias e talentos. Essencialmente, um líder inclusivo tem uma variedade de características pessoais que lhe permitem apoiar tomadas de decisão eficazes, que ajudam a encontrar e reter talentos entre a diversidade de perfis das suas equipas e a colaborar com os colegas de forma a motivar as pessoas para o sucesso individual e partilhado.

Empatia e humildade destacam-se como os traços de personalidade-chave capazes de ditar o bom desempenho organizacional comum ao estilo de liderança inclusivo.

 

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