Por: Carlos Rebelo, presidente da JUNITEC – Júnior Empresa do Instituto Superior Técnico
Com o início de 2025, as resoluções e desejos para este ano já estão traçados para a maioria das pessoas. O início de um novo ano é frequentemente associado a novos começos e crescimento e, por isso, este poderá ser também um período propício para quem pretender tirar a ideia do papel e lançar o seu negócio próprio em 2025.
Alcançar uma maior estabilidade financeira, melhorar a qualidade de vida e, também, a oportunidade de deixar uma marca pessoal no mundo são algumas das principais motivações que norteiam os empreendedores. No entanto, para atingir estes objetivos é necessário estar disposto a correr riscos e a enfrentar muitos desafios. Apesar de não existir uma estratégia infalível para suceder, há etapas que devem ser tidas em conta para manter o rumo na finalidade.
Assim, para começar a empreender, terá primeiramente de ter uma ideia inovadora que possa ser transformada num negócio – esta é a base de qualquer iniciativa empreendedora. Isto envolve identificar um problema latente e que os empreendedores tenham a capacidade de desenvolver uma solução para o mesmo, que impacte o maior número de pessoas possíveis e que possa trazer valor ao tecido empresarial. Portanto, em boa verdade, o valor de uma ideia reside no problema que tem de ser solucionado.
Depois disso, é necessário obter um conhecimento profundo de todo o ecossistema: analisar a concorrência e o público-alvo é fundamental para conseguir posicionar o negócio no mercado e certificar-se que o está a fazer de forma correta. De seguida, é também crucial definir um modelo de negócio que seja rentável e gerador de lucro, assegurando a escalabilidade do negócio. Ter este aspeto em consideração vai permitir a sustentabilidade e o crescimento a longo prazo.
Os futuros empreendedores devem também saber que é imprescindível construir uma boa rede de contactos. Pertencer ao ecossistema de inovação e empreendedorismo oferece a oportunidade de estar rodeado de pessoas que partilham as mesmas experiências e vivências, mas que podem oferecer uma visão diferente para o mesmo problema. Por isso, criar e manter relações profissionais baseadas na confiança é fundamental para partilhar conhecimento e experiências, potenciar oportunidades e encontrar os investidores certos que possam injetar capital no negócio e prestem apoio no seu desenvolvimento.
O empreendedorismo pode estar ao alcance de todos. Mas ser empreendedor não é meramente aquele que se aventura a lançar um negócio próprio; é aquele que não só tem a coragem de transformar a ideia em realidade e de dar os primeiros passos mas, sobretudo, que continua a persistir até concretizar a sua visão de negócio e alcançar os objetivos definidos.
Em 2025, a inovação vai continuar a moldar a economia e a chegada do novo ano pode revelar-se num momento favorável para tirar a ideia do papel e lançar um negócio que impacte positivamente a sociedade.