Um estudo do ManpowerGroup revelou que as empresas portuguesas esperam criar mais 14% de postos de trabalho entre abril e junho, “em linha com o registado no trimestre anterior e ligeiramente melhor do que o registado no trimestre homólogo”.
Segundo o ManpowerGroup Employment Outlook Survey, feito a 626 empresas, a percentagem tem em conta os empregadores que querem aumentar (16%) e diminuir (2%) o número de colaboradores durante aquele período.
Dos inquiridos, 77% não prevê alterações nos níveis de contratação.
O estudo revela “projeções positivas em todas as regiões e todos os setores de atividade”.
“O setor com maior projeção para a criação líquida de emprego é o setor de restauração e hotelaria, com uma previsão de 29%”, acrescenta o estudo.
Seguem-se os setores dos transportes, logística e comunicações (22%), agricultura, florestas e pescas (19%), finanças, seguros, imobiliário e serviços (18%), o setor público (14%) e a indústria (12%).
“O setor com a projeção mais cautelosa é o de comércio grossista e retalhista, com uma previsão de 5%”, acrescenta o estudo.
Ainda segundo o mesmo estudo, as projeções para a criação líquida de emprego são mais significativas nas grandes empresas (34%), seguindo-se as médias (16%), as pequenas (13%) e as microempresas (4%).