Sábado, Novembro 23, 2024
InícioEmpresasHá empresas a pedir a estagiários do IEFP para devolverem parte do...

Há empresas a pedir a estagiários do IEFP para devolverem parte do salário

Denúncia foi feita pelo Conselho Nacional da Juventude.

 

Na edição desta segunda-feira, o Jornal de Notícias denuncia que há empresas e sociedades que estão a exigir aos estagiários que devolvam parte da bolsa e a taxa social única que auferem por via do estágio do IEFP.

A denúncia foi feita ao jornal pelo presidente do Conselho Nacional da Juventude, Hugo Carvalho.

Os casos estarão a acontecer em áreas como a arquitetura, a advocacia ou a psicologia, sendo que as empresas estarão a pedir aos jovens que devolvam entre 20 a 35% do que auferem, o equivalente à parte do salário que é suportada pelas empresas – o restante é pago pelo IEFP.

Em alguns casos, as empresas estarão a exigir ainda o correspondente ao pagamento da taxa social única a cargo do trabalhador (23,75% sobre a bolsa).

Hugo Carvalho adianta que “os jovens não querem avançar com queixas junto das autoridades, porque agem em conluio com as empresas e sabem que eles próprios estão a cometer uma ilegalidade”.

O IEFP e as ordens profissionais dizem desconhecer a prática. O IEFP lembra, contudo, que as empresas podem ser obrigadas a devolver os apoios e impedidas de aceder a novos programas.

Apenas a Ordem dos Psicólogos diz estar a par do que se passa, tendo inclusive criado uma equipa para vigiar as 3.500 entidades que recebem estagiários.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category