Por: Emanuelle Bezerra
Sob o mote “Eficiência, produtividade e segurança”, o quinto Encontro de Transformação Digital, decorreu no passado dia 20, no VIP Executive Art’s Hotel, em Lisboa, gerando um ciclo de debates que apontaram a digitalização de processos como um fator essencial para a melhoria da experiência com clientes, colaboradores, parceiros e, em última análise, até mesmo com o meio ambiente.
Durante o evento, discutiu-se acerca dos esforços de digitalização por parte das empresas, sendo estes justificados pela motivação em gerar um bem-estar para as pessoas, sejam clientes ou colaboradores.
Na presença de 140 espectadores em formato físico e online, Paulo Veiga, fundador e CEO da EAD – Empresa de Arquivo de Documentação (organizadora do evento), deu início ao ciclo de debates ao afirmar: “O papel já não dá conta de fornecer o que as empresas precisam para o bom funcionamento dos negócios e para tomada de decisões estratégicas”.
Entre os oradores estavam Savannah Bell, diretora de parcerias e alianças estratégicas da OpenBots (por videoconferência), que juntamente com Marco Santos, diretor-geral da Fin-prisma, apresentou o modelo de negócios da empresa, que oferece os serviços de RPA por licenciamento e não compra direta, o que permite que pequenas e médias empresas beneficiem desta tecnologia a custos mais baixos.
“A RPA tem muitas vantagens para as empresas. É uma solução rentável para otimizar os custos operacionais em 25-50%. A precisão, a qualidade e a consistência são muito mais elevadas em tarefas realizadas por bots em comparação com as feitas por um humano, pois os bots da RPA fazem o trabalho da forma como estão programados a 100% do tempo. Mesmo assim, as tarefas são automatizadas para melhorar a rotina de trabalho do colaborador, eliminando erros e permitindo que os trabalhadores coloquem o foco em tarefas mais interessantes”, referiu Savannah Bell.
Nuno Frota, CFO da Sotheby’s Realty Portugal, apresentou o caso de sucesso da sua empresa no processo de digitalização. Contou que, com a ajuda da EAD, a empresa implementou o portal SIRIN, sistema que mudou a rotina de todos os departamentos da empresa. Entre os resultados obtidos está uma maior rentabilidade no trabalho das funções administrativas no registo das tarefas.
Já Jorge Carvalho e Jesus Cabañas debruçaram-se sobre como a digitalização garante maior produtividade e eficiência nas empresas e apresentaram um estudo da Dyanix sobre a gestão da mudança.
“O ecossistema de aplicações empresariais é maciço. É por isso que trabalhar com aplicações baseadas na web e soluções em nuvem, ao mesmo tempo que se integram com todos os processos dos seus clientes, é essencial”, ressaltaram os oradores.
A última palestra foi sobre segurança e ministrada por Pedro Boavida, diretor técnico da Securnet, que explicou as vulnerabilidades mais comuns as quais as empresas estão sujeitas. “Com o avanço da digitalização e dos processos de trabalho em nuvem, é parte primordial do processo garantir ainda a segurança do trabalho digital”, afirmou.
Por fim, foi apresentado, ainda, o Portal do Denunciante desenvolvido pela EAD em cumprimento com a Lei nº 93/2021, de 20 de dezembro, que obriga as empresas com mais de 50 funcionários a criarem canais internos de denúncias anónimas.
O evento contou ainda com uma sessão de autógrafos dos autores do livro “Transformação Digital: os desafios, o pensar e o fazer”, Paulo Veiga e Rui Ribeiro.