Home / MERCADO / Economia / Entrega automática do IRS começa hoje de forma eletrónica
Entrega IRS eletrónica
A declaração do IRS automático é este ano alargada a trabalhadores independentes (Foto: Pixabay)

Entrega automática do IRS começa hoje de forma eletrónica

A entrega do IRS arranca hoje, realizada de forma eletrónica, com o IRS automático deste ano a chegar a mais pessoas, uma vez que o mesmo vai ser alargado aos trabalhadores independentes. Prevê-se ainda que os reembolsos dos contribuintes possam ser antecipados face a 2020.

A entrega automática do IRS arranca hoje, de forma eletrónica como vem sendo habitual desde 2017. Este ano, o modelo de declaração automática é alargado a trabalhadores independentes, inscritos no Fisco para o exercício em exclusivo de atividade de prestação de serviços e que estejam abrangidos pelo regime de tributação simplificada, tendo emitido as suas faturas e recibos apenas no Portal das Finanças.

Tal como vem sendo anunciado pelo Governo, é provável que os reembolsos do IRS comecem a ser pagos mais cedo do que em 2020, uma vez que o período de pagamento dos mesmos, no ano passado, coincidiu com o primeiro confinamento geral no país e que os trabalhadores não estavam preparados para reagir e acelerar o processo. Assim, de acordo com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, os reembolsos deste ano deverão ser pagos de forma mais rápida.

Além disso, e como anunciado à data do lançamento do Orçamento do Estado para 2020, o IRS Jovem irá, pela primeira vez, ser refletido na declaração anual do imposto, uma medida dirigida a jovens entre os 18 e os 25 anos que entrem no mercado de trabalho após a conclusão do Ensino Secundário ou Superior. 

Os jovens em questão irão beneficiar de uma isenção de 30% no primeiro ano, 20% no segundo ano e 10% no terceiro da sua atividade profissional, o que se traduz num pagamento de 70%, 80% e 90% do IRS, respetivamente, consoante os seus rendimentos.

No que às consignações diz respeito, a Autoridade Tributária divulgou uma lista na qual constam cerca de 4.400 entidades cujos contribuintes podem atribuir 0,5% do seu IRS ou doar o benefício fiscal do IVA. 

Ao longo das primeiras horas, e como já vem sendo habitual nos primeiros dias de declaração de IRS, o Portal das Finanças tem apresentado alguns problemas técnicos, fator que não impediu que, até ao momento, mais de 260 mil contribuintes já tenham entregue a sua declaração de IRS.