Home / Empresas / Escolher aprender
aprender
Susana Ferreira, diretora de marketing e comunicação da Nova SBE Executive Education (Foto: Nova SBE)

Escolher aprender

Por: Susana Ferreira, diretora de marketing e comunicação da Nova SBE Executive Education

O mundo não vai voltar ao normal. Num ano marcado pela pandemia e pela crise provocada pela Covid-19, esta talvez tenha sido uma das frases que mais se popularizou. De todo o lado recebemos mensagens que nos diziam que para combater o avanço da pandemia tínhamos de alterar os nossos hábitos, a forma como nos relacionamos, como vivemos em sociedade, como trabalhamos. No fundo, tínhamos de reaprender todo um sistema de códigos, comportamentos e competências.

Mas será que alguma vez pudemos dar-nos ao luxo de escolher não aprender, não evoluir, não crescer? Mesmo antes da pandemia, já os rápidos avanços tecnológicos, a crescente interdependência económica e a constante instabilidade política se cruzavam para tornar o futuro cada vez mais nebuloso.

A incerteza tornou-se numa certeza tão constante que gerou acrónimos como VUCA ou TUNA (Turbulent, Uncertain, Novel e Ambiguous). Se 2020 nos ensinou alguma coisa, foi que nada deve ser considerado uma surpresa. E que, por isso, a melhor estratégia para estar preparado para o futuro, é estar preparado para aprender, desaprender e reaprender constantemente e de forma evolutiva. Nunca a frase, “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, atribuída a Charles Darwin, fez tanto sentido.

Assine a PME Magazine em papel ou subscreva a edição digital aqui