Por: Martim Gaspar
A CEGOC é uma empresa focada na transformação do desenvolvimento de pessoas nas organizações, encarregue de desenvolver soluções de aprendizagem que potenciam a transferência do saber para o fazer, de maneira a transformar a forma como as equipas trabalham dentro das suas organizações.
Este ano lançou a Academia Digital Corporativa, cujo principal objetivo é apoiar as empresas na sua transformação digital. Em entrevista à PME Magazine, Filipe Luz, head of sales strategy & team performance da CEGOC, fala sobre a importância deste novo projeto para as PME.
PME Magazine – Em que consiste a formação da Academia Digital Corporativa?
Filipe Luz – A Academia Digital Corporativa é uma solução integrada de serviços associados à formação, através da qual disponibilizamos aos nossos clientes um portfólio de percursos formativos nas mais diferentes áreas das soft skills. Estes percursos são constituídos por diferentes tipos de ativos digitais que contribuem para uma experiência interativa e envolvente, uma vez que podem ser utilizados de forma 100% assíncrona.
PME Mag. – O que distingue a Academia Digital Corporativa?
F. L. – O que distingue a nossa academia das demais é o facto de ser uma solução chave na mão para as empresas que pretendem disponibilizar formação internamente, recorrendo a experiências digitais sem terem de assumir o esforço administrativo associado (um serviço também incluído nesta solução).
PME Mag. – Que balanço faz desta iniciativa?
F. L. – O nível de interesse na Academia Digital Corporativa tem sido muito elevado. Ainda que tudo parta de uma estrutura base semelhante, compreendemos que as necessidades de cada cliente são diferentes e, por isso mesmo, cada solução é personalizada.
PME Mag. – Considera que o sistema de aprendizagem 100% digital pode ser um obstáculo à aprendizagem (dificuldade de concentração, por exemplo)?
F. L. – O facto de ser ou não um obstáculo à aprendizagem depende tão somente do nível de maturidade dos formandos. A formação digital da CEGOC procura responder às necessidades de envolvimento e participação dos formandos e é por isso que usamos diferentes formatos, estando os mesmos organizados para atingir objetivos específicos, intercalados com trabalhos práticos e interação entre participantes. De qualquer forma, um exemplo das personalizações, que referi no ponto anterior, é a possibilidade de integrar, nos percursos formativos apresentados, momentos síncronos, em classe virtual ou presencial, para apoiar o processo de aprendizagem dos participantes.
PME Mag. – Quais são os maiores obstáculos apresentados pelos trabalhadores em relação à transformação digital?
F. L. – Os obstáculos diferem de acordo com a população ou mesmo de pessoa para pessoa, ainda que existam dois que são os mais comuns: o receio/insegurança de fazer algo de forma diferente do que se está habituado (formação em sala), que a CEGOC apoia não só através de uma plataforma intuitiva e de um serviço de tutoria ativa sempre presente para conduzir o formando aos melhores resultados; e a necessidade de adotar para a formação digital o mesmo hábito que utilizamos na presencial: bloquear a agenda de forma a dedicar esse tempo para a formação.
PME Mag. – No comunicado sobre a Academia Digital Corporativa referem que o projeto permite “a possibilidade de reaver até 80% do investimento realizado”? Pode explicar?
F. L. – A implementação de uma Academia Digital Corporativa é, ao nível da introdução de novos hábitos de aprendizagem (que surgem num ambiente diferente do tradicional), um passo claro no caminho da transformação digital para qualquer organização. Nesse sentido, identificamos que este se enquadra em diferentes programas de apoio e, por isso, incluímos, logo na fase inicial de implementação da academia, um diagnóstico de viabilidade para recorrer a esses apoios. Uma vez que os requisitos solicitados permitem uma abrangência significativa naquilo que é o tecido das PME em Portugal, sabemos que é uma oportunidade real de recuperação do investimento e disponibilizamos o nosso know-how para também apoiar o processo de candidatura e gestão. Neste momento, é mais uma questão de timing uma vez que, como sabemos, os apoios podem não chegar a todas as empresas.
PME Mag. – Quantas empresas/trabalhadores já formaram?
F. L. – De acordo com a nossa estratégia, para este ano de lançamento, a prioridade foi claramente dar a conhecer a solução e desenhar, em conjunto com os nossos clientes, o melhor formato de implementação. E, por esta razão, a grande maioria dos kick off estão agendados para iniciar a partir de janeiro do próximo ano. A CEGOC tem uma experiência mais do que consolidada em todas as vertentes de aprendizagem que esta solução inclui, nomeadamente, a gestão online de formandos, na nossa plataforma, que só este ano já ascende a mais de 126 mil utilizadores.
PME Mag. – Quais os planos para o futuro?
F. L. – No âmbito da Academia Digital Corporativa, vamos acompanhar de perto todos os projetos que estão a iniciar, de forma a identificar necessidades e eventuais ajustes para apoiar os nossos clientes na obtenção dos melhores resultados. Em termos de desenvolvimento, estamos continuamente a trabalhar em novos percursos formativos adaptados às necessidades globais que vão sendo identificadas e que, posteriormente, vamos disponibilizando aos clientes com quem trabalhamos. A CEGOC assume como missão “liderar a transformação do desenvolvimento das pessoas nas organizações e torná-las mais audazes e competentes para enfrentarem, hoje e no futuro, os seus desafios mais significativos”. E é através da compreensão daquilo que são os desafios específicos de cada cliente que o conseguimos fazer.