Foi anunciado o lançamento do aviso de candidaturas para o programa Portugal 2020 – S.I. Inovação Produtiva. Este programa representa uma oportunidade para as PME portuguesas terem acesso a fundos comunitários. As candidaturas estão abertas até 20 de setembro.
A Start PME, a empresa especializada na captação de incentivos financeiros e desenvolvimento de arranque, acaba de anunciar o lançamento do Aviso de candidaturas Portugal 2020 – S.I. Inovação Produtiva, que visa apoiar projetos individuais de investimento produtivo em atividades inovadoras.
Até ao momento sabe-se, de acordo com o aviso nº12/SI/2021, que está estipulado uma dotação orçamental de 145 milhões de euros a projetos de investimentos produtivos realizados nas regiões do Norte, Centro, Alentejo e Algarve, nos territórios de baixa densidade.
No que concerne ao aviso nº13/SI/2021, está estipulado uma quantia de 255 milhões de euros, para projetos realizados nas regiões do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve, mas “fora dos territórios de baixa densidade, sendo que os projetos com mais de um estabelecimento podem incluir também os investimentos localizados em territórios de baixa densidade”, como se pode ler no aviso.
Os fundos comunitários destinados ao financiamento de Projetos de Investimento Produtivo, estão focados em quatro tipologias como a criação de um novo estabelecimento, o aumento da capacidade de um estabelecimento existente, na diversificação da produção feita em estabelecimento existente para novos produtos e na alteração fundamental do processo global de produção de estabelecimento já existente.
Segundo os dois avisos, os prazos de entrega para as candidaturas Portugal 2020 – S.I. Inovação Produtiva permanecerão abertos até às 19h00 do dia 20 de setembro.