Home / MERCADO / Economia / Estão abertas as candidaturas para apoio à inovação nas PME
Abertas as candidaturas referentes aos incentivos do Portugal 2030
A dotação do primeiro concurso é de 400 milhões de euros (Fonte: Divulgação)

Estão abertas as candidaturas para apoio à inovação nas PME

Por: Filipa Ribeiro

As candidaturas referentes aos incentivos do Portugal 2030, um programa destinado a apoiar a inovação produtiva de micro, pequenas e médias empresas, já estão abertas. O primeiro concurso conta com quatro fases de candidatura e a dotação é de 400 milhões de euros.

O apoio monetário do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) terá como destino projetos que contribuam para a melhoria das capacidades produtivas das PME e para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis, baseadas nos resultados de I&D e no aumento do emprego qualificado.

As candidaturas devem apresentar um investimento elegível entre 250.000 euros e 25 milhões de euros e estar inseridas num dos quatro tipos de ações: a criação de um novo estabelecimento, o aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, a diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente ou a alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente”, explica José Pedro Pais, partner da Capitalizar, uma consultora fiscal e financeira.

Os avisos lançados a 3 de maio – um dos quais exclusivo para investimentos situados em territórios de baixa densidade, com um montante de 125 milhões de euros -, estão abertos até ao dia 15 de dezembro.

O programa PT2030 terá uma dotação global de cerca de 23.000 milhões de euros até 2027.