Home / Empresas / Estudo da Accenture incentiva aposta na transição digital
monitores
Estudo "The European Double Up: A twin strategy that will strengthen competitiveness" foi lançado esta semana. (Foto: Pixabay)

Estudo da Accenture incentiva aposta na transição digital

Estudo global a mais de 4000 executivos C-Level, de 19 sectores, demonstra a sustentabilidade que o digital pode exercer para as empresas na luta face à crise provocada pela pandemia.

O relatório conclui que os líderes empresariais europeus se demonstram confiantes na recuperação dos níveis de lucro anteriores à pandemia em cerca de 18 meses. De acordo com o estudo, cerca de metade das empresas sentiu uma diminuição dos lucros ao longo do último ano, com cerca de 32% dos executivos inquiridos a demonstrarem-se otimistas numa recuperação muito positiva durante os próximos 12 meses.

Numa altura marcada pela incerteza, instalada pela situação pandémica, o estudo demonstra, ainda, que as empresas líderes na transição digital podem recuperar três vezes mais sólida e agilmente do que as restantes. Na Europa, atualmente, cerca de 45% das empresas priorizam o investimento no digital, com investimentos em áreas como a Inteligência Artificial (IA) e a cloud.

Jean-Marc Ollagnier, CEO da Accenture na Europa, acredita que esta transformação digital levou as empresas a tornarem-se mais “competitivas”, numa década marcada por “mudanças nos negócios definidas por uma transição sustentável”. O modo como as empresas irão construir esta transformação, poderá determinar “a rapidez com que irão recuperar da crise e quão bem posicionadas estarão para garantir um crescimento pós-pandémico”, acrescenta.

Com cerca de 45% das empresas europeias pouco recetivas quanto à hipótese de atingirem as suas metas de crescimento para este ano, o Presidente da Accenture Portugal, José Gonçalves, acredita que os desafios atuais “incluem a definição de um modelo de negócio com capacidade de libertar recursos organizacionais”, de forma a cumprir algumas das etapas estrategicamente sugeridas pelo relatório.

Combinar recursos, incentivar modelos de negócio tecnológicos e desenvolver talentos, são alguns dos pontos estratégicos apresentados no relatório da Accenture, apoiados pelo CEO da empresa, que reitera a “urgência da dupla transição – digital e sustentabilidade”.