Por: Filipa Ribeiro
A International Public Relations Network (IPRN) realizou um inquérito interno entre os seus 48 membros, de cinco continentes, com o objetivo de obter uma perceção global sobre as principais tendências e desafios que afetam a indústria das Relações Públicas (RP).
Os resultados do “PR Business 2023” revelam que são os Recursos Humanos que estão no centro das áreas de investimento e que 80% dos inquiridos acredita no crescimento empresarial do setor em 2023 – contra 17% que aposta na manutenção das atuais perspetivas e 3% de pessimistas, que consideram que este ano será pior.
Entre as principais questões abordadas em 2022, encontravam-se o impacto da pandemia Covid-19, a incerteza económica devido à guerra na Ucrânia e a contínua evolução tecnológica a nível mundial.
Relativamente a temas sobre Inteligência Artificial (IA), 25% das agências de RP que são membros da IPRN considera a comunicação estratégica e a consultoria de Relações Públicas como os principais serviços com oportunidades de evolução, seguidos por 14% que aposta nas redes sociais e na comunicação digital, 13% na gestão de crises e de mudança e 11% na estratégia digital.
Entre as principais áreas a investir em 2023, estão a formação e retenção de talento (16%), a tecnologia e produção de meios de comunicação (9%), a criatividade (7%) e a medição e análise (6%). Já os maiores desafios apontados pelos inquiridos do estudo foram a retenção e atração de talentos (36%), a confiança dos clientes para investir (26%) e o impacto da inflação e das taxas de juro no comportamento dos consumidores (17%).