Home / MERCADO / Economia / Estudo revela quais os piores setores pagadores em Portugal
pagamento
Pagamentos (Fonte: Freepik)

Estudo revela quais os piores setores pagadores em Portugal

Por: Djeisibel Lopes

De acordo com o estudo European Payment Report 2023 (EPR) da Intrum, uma indústria de serviços de gestão de crédito, os setores do transporte, da energia, do governo e do setor público possuem os maiores prazos médios no pagamento em Portugal.  

Por outro lado, os bancos e serviços financeiros, retalho e seguros são os setores que menos demoram para pagar os ordenados.

Destacaram-se também as áreas das telecomunicações, hotelaria, seguros e retalho quanto à redução no tempo médio de pagamento. Já alguns setores, como os dos serviços para empresas, do imobiliário e da extração mineira e minérios, aumentaram o prazo de pagamentos.

A inflação elevada e o aumento dos custos laborais, estão a afetar os resultados das empresas obrigando-as a dedicar tempo e recursos para gerirem a crise de liquidez”, conta Luís Salvaterra, diretor geral da Intrum Portugal.

O dirigente garante ainda que um fluxo de caixa sólido e uma gestão de crédito adequada são fundamentais quando se navega num ambiente global cada vez mais incerto.