Domingo, Fevereiro 16, 2025
InícioEmpresasEstudo revela que portugueses defendem novas construções face ao mercado imobiliário

Estudo revela que portugueses defendem novas construções face ao mercado imobiliário

Por: Djeisibel Lopes

Segundo os dados do inquérito da Imovendo, cerca de 60% dos portugueses consideram que as novas construções habitacionais são a solução perante o mercado imobiliário.

O estudo revela que, relativamente às estimativas económicas para o final do ano, 25,4% dos inquiridos preveem um cenário económico positivo, enquanto que 74,6% mostraram-se preocupados com a projeção de um cenário económico desfavorável.

Quando questionados sobre o processo de licença de construção, a maioria dos inquiridos afirmou nunca ter precisado de solicitar tal licença, no entanto 22,7% dos que já passaram pelo processo consideram-no um dos mais burocráticos no setor imobiliário.

O aumento no preço das casas é outra das preocupações dos participantes no inquérito, com 93,3% dos 1.750 proprietários ou compradores ativos de imóveis a confirmar a perceção de aumento dos preços das casas. Cerca de 64,3% acredita que a subida nos preços se irá verificar, tanto em moradias, como em apartamentos, já 30% acredita num maior aumento nos preços de produção em apartamentos.  

De acordo com o relatório da Imovendo, a maioria dos inquiridos concorda que existe uma escassez de ofertas no stock imobiliário, enquanto que 29,3% afirma a existência de imóveis a mais à venda.

Estes resultados fornecem uma visão perspicaz da perceção dos cidadãos em relação ao mercado imobiliário e às expectativas económicas para os próximos meses”, conta Miguel Mascarenhas, CEO da Imovendo.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category