Por: Djeisibel Lopes
Segundo os dados do inquérito da Imovendo, cerca de 60% dos portugueses consideram que as novas construções habitacionais são a solução perante o mercado imobiliário.
O estudo revela que, relativamente às estimativas económicas para o final do ano, 25,4% dos inquiridos preveem um cenário económico positivo, enquanto que 74,6% mostraram-se preocupados com a projeção de um cenário económico desfavorável.
Quando questionados sobre o processo de licença de construção, a maioria dos inquiridos afirmou nunca ter precisado de solicitar tal licença, no entanto 22,7% dos que já passaram pelo processo consideram-no um dos mais burocráticos no setor imobiliário.
O aumento no preço das casas é outra das preocupações dos participantes no inquérito, com 93,3% dos 1.750 proprietários ou compradores ativos de imóveis a confirmar a perceção de aumento dos preços das casas. Cerca de 64,3% acredita que a subida nos preços se irá verificar, tanto em moradias, como em apartamentos, já 30% acredita num maior aumento nos preços de produção em apartamentos.
De acordo com o relatório da Imovendo, a maioria dos inquiridos concorda que existe uma escassez de ofertas no stock imobiliário, enquanto que 29,3% afirma a existência de imóveis a mais à venda.
“Estes resultados fornecem uma visão perspicaz da perceção dos cidadãos em relação ao mercado imobiliário e às expectativas económicas para os próximos meses”, conta Miguel Mascarenhas, CEO da Imovendo.