Por: Anabela Chastre, #1 Attitude Coach; Oradora Motivacional & Autora do livro “Atitude Certa!”
São 18h e eu preparo-me para ir ao ginásio. Gosto desta rotina e acima de tudo de ter o benefício de ser acompanhada por um personal trainer. Alguém que inicialmente fez o diagnóstico sobre a minha situação atual e de acordo com os meus objetivos, estabeleceu um plano de treinos adequado para os alcançar.
Semanalmente vai acompanhando os meus progressos e levando-me a perceber o que não está a resultar e porquê. Ele está ao meu lado, sem fazer qualquer julgamento sobre as minhas capacidades, continuando a incentivar-me e a responsabilizar-me pelo atingimento dos meus objetivos.
Ter um executive coach é o mesmo que ter um personal trainer. Os benefícios são idênticos, embora trabalhem em áreas diferentes. O personal trainer trabalha a parte física, um coach trabalha a mente, no que diz respeito às capacidades e competências do indivíduo.
Para ser mais claro, coaching é uma relação que se estabelece entre o coach e o coachee (o cliente), baseada numa metodologia de trabalho que conduz o cliente à obtenção de resultados. Este processo é sempre baseado no compromisso e no foco.