Sábado, Dezembro 21, 2024
InícioMercadoEconomiaExportações de cortiça com recorde histórico

Exportações de cortiça com recorde histórico

As exportações portuguesas de cortiça atingiram um valor recorde de 1,133 mil milhões de euros contando com um crescimento de 12% face a 2020 e de 7% em relação a 2019, revelam os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), anunciou, na passada sexta-feira, a Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR).

Para que fosse possível chegar a estes números históricos, foi preciso a contribuição do crescimento generalizado nos principais mercados, destacando a França, o maior exportador mundial de vinhos, e os Estados Unidos, a maior economia mundial e maior consumidor de vinho, representando, cada um, cerca de 18% do total exportado.

“Estes valores resultam de um crescimento nos segmentos de produto de mais valor acrescentado, o que permite ao setor da cortiça retomar a linha de crescimento da fase pré-pandemia, reforçando, ainda mais, a liderança mundial de Portugal neste setor”, indica João Rui Ferreira, secretário-geral da APCOR.

A indústria do vinho continua a ser o principal consumidor do setor e, em 2021, as rolhas de cortiça ultrapassaram os 800 milhões de euros em exportações e que totaliza 73% do valor histórico. Na área da construção e design, a cortiça também se destaca pelas suas características físicas e ambientais e por ser um material único que cresceu mais de 12% em relação a 2020.

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category