Por: Denisse Sousa
A APIMA – Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins apurou junto do Instituto Nacional de Estatística (INE) que as exportações das empresas do setor de mobiliário e colchoaria registaram um crescimento de 15% entre janeiro e abril face ao ano passado, num total de 582 milhões de euros.
Em comunicado, a associação revela que França lidera o ranking dos principais destinos comerciais do mobiliário e colchoaria, seguida pela Espanha, que cresceu 26%, com um volume de vendas na ordem dos 166 milhões de euros, em comparação com o período homólogo. A Alemanha surge em terceiro lugar com um volume de vendas de 36 milhões de euros, o que equivale a uma quota de 6% das exportações.
“Esta análise revela ainda melhorias no desempenho das exportações para o Reino Unido e Estados Unidos, países com crescimentos de 4% e 26%, respetivamente, quando comparados com igual período de 2015”, destaca Gualter Morgado, gestor de projeto da APIMA.
É importante salientar que as importações registaram um crescimento de 18% face a igual período do ano passado, o equivalente a 256 milhões de euros.
Made in/Made by Portugal como fator diferenciador
A APIMA relembra ainda que está a desenvolver, desde abril de 2015, uma campanha de promoção internacional do setor Mobiliário e Afins, com o objetivo de aumentar as receitas do setor. Estabelecer a categoria “Mobiliário Português” em mercados externos e posicionar o Made in/Made by Portugal como fator diferenciador e criador de valor é o principal propósito.
Com esta campanha, a associação apoiou 105 empresas, que marcaram presença em 26 ações promocionais em oito mercados estratégicos entre eles Singapura, França, Rússia entre outros, em 264 espaços de exposição em feiras e montras internacionais.
Esta campanha de promoção internacional do setor, que se estende até ao mês de agosto, conta com o apoio do COMPETE, ao abrigo do Portugal 2020, com um orçamento aprovado de 8 milhões de euros. Até maio, atingiu já 93% de execução, prevendo-se que ultrapasse os 100%.