Exportou-se mais de oito milhões e 600 mil euros e 80 mil toneladas de pedra natural portuguesa em março de 2021, evidenciando-se um crescimento do volume de negócio internacional.
De acordo com os mais recentes dados da ASSIMAGRA, associação portuguesa que representa a indústria dos recursos minerais em Portugal, verifica-se que, no mês de março deste ano, houve um aumento do comércio internacional da pedra natural portuguesa.
Neste sentido, verificou-se um “claro crescimento do volume de negócio internacional na ordem dos 9,74% em valor e 20% em quantidade exportada” quando comparado com o período homólogo. Isto significa que se exportou mais de oito milhões e 600 mil euros e cerca de 80 mil toneladas de produto de pedra natural.
A contribuir para este crescimento encontram-se mercados “intra e fora da União Europeia”, sendo que os principais destinos continuam a ser a França, China, Espanha, Alemanha e Reino Unido.
Segundo os resultados do estudo, conclui-se que o mercado espanhol “é o único que apresenta quebras no volume de negócios, no valor de 700 mil euros e no preço praticado, na ordem dos 6,65%”.
Constata-se que a tendência de crescimento e valorização da pedra natural tem-se mantido, mas ainda assim, a ASSIMAGRA realça que o mês de março de 2021 está entre os melhores meses dos últimos anos, ficando apenas atrás do “excecional ano de 2019”.
Em comunicado, salienta-se, ainda, que a internacionalização deste setor continua a ser uma das apostas mais fortes das empresas.