Por: Denisse Sousa
“Um passo de cada vez. Cada passo com convicção. Juntas vamos mais longe”, é o lema que une a FME – Federação de Mulheres Empresárias e Empreendedoras da CPLP, liderada por Maria Assunção Abdula.
Com apresentação da jornalista Ana Rita Clara, teve lugar esta quinta-feira a cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Federação de Mulheres Empresárias e Empreendedoras (FME) da CPLP, na Estufa Fria em Lisboa. Uma Federação com mulheres com M grande, unidas não só pela língua, mas pelos valores da CPLP.
Na cerimónia de tomada de posse estiveram presentes representantes das primeiras-damas e dos governos dos nove países-membros da CPLP, embaixadores, representantes da CPLP e Câmaras de Comércio, bem como o presidente da Confederação Empresarial da CPLP, entre demais convidados.
Uma Federação que dá voz às mulheres empreendedoras
Para Maria Assunção Abdula, presidente da recém-criada Federação, FME vem mostrar “o reconhecimento da capacidade associativa da mulher, do seu poder, do seu querer e da sua força vontade”.
“Queremos e iremos criar condições para qualificar pessoas, empresas e mulheres com M grande”, acrescentou.
“Hoje nasce a possibilidade de existir uma escolha. Uma escolha para que as mulheres possam garantir o seu espaço, a sua voz, o seu acesso à economia da CPLP.”
Entre os seus objetivos a FME pretende a criação de plataformas geradoras de negócio, de formação, serviços de aconselhamento e redes de negócio entre empresas e empresários da CPLP e vontade de ultrapassar obstáculos e ir mais longe.
A FME foi primeiramente criada pela Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) com o foco na valorização de trabalhos e dos esforços das mulheres na CPLP, no âmbito do desenvolvimento socioeconómico e empresarial dos Estados-membros.