Quinta-feira, Dezembro 26, 2024
InícioOpiniãoFormação ao Longo da Vida: o compromisso da ENSP NOVA com o...

Formação ao Longo da Vida: o compromisso da ENSP NOVA com o Futuro

Por: Rui Santana, sub diretor para o ensino da Escola Nacional de Saúde Pública, NOVA

 

A formação ao longo da vida, ou “lifelong education”, mais do que uma tendência, é uma necessidade vital no mundo em constante transformação em que vivemos, muito em particular na área da saúde. Ciente da importância deste conceito, a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA) tem estruturado a sua ação no sentido de proporcionar formações em linha com as necessidades identificadas e antecipando desafios futuros, tendo nascido recentemente o programa NextGen EducaTion.

Esta abordagem reflete o compromisso contínuo da ENSP NOVA com a aprendizagem e o aperfeiçoamento de competências ao longo da nossa existência, não apenas no início da carreira profissional ou em momentos de mudança, mas como uma prática integrada no quotidiano. Em áreas de elevada complexidade e impacto social, como a Saúde Pública, a formação contínua assume um papel central, permitindo que os profissionais antecipem as mudanças, integrem novos conhecimentos científicos e tecnológicos e respondam de forma eficaz aos desafios emergentes.

Num setor tão dinâmico como a Saúde Pública, onde as decisões afetam diretamente o bem-estar das comunidades, a formação contínua é indispensável para garantir intervenções informadas, éticas e adaptadas às realidades locais e globais. A formação ao longo da vida habilita os profissionais a compreenderem e agirem em temas tão variados quanto a transição demográfica, a desigualdade em saúde, as epidemias globais e as oportunidades trazidas pelas inovações digitais. É, portanto, uma ferramenta estratégica não apenas para a capacitação individual, mas também para a consolidação de sistemas de saúde mais resilientes e equitativos, capazes de evoluir de respostas excessivamente focadas na doença para soluções centradas nas pessoas e na sua saúde, tirando partido da inovação que todos os dias chega a este setor.

Perante um panorama onde a oferta de formação contínua é vasta e diversificada, a ENSP NOVA procura assumir um papel distintivo de integração da formação ao longo da vida numa estratégia institucional mais ampla: “Leading the Way to a Healthy Future”. Este compromisso reflete-se numa abordagem holística e inovadora que combina “lifelong education” com outras dimensões estratégicas, como “executive education”, “innovation center education”, “knowledge bank” e “communities education”.

Promovendo uma aprendizagem colaborativa e transformadora, a ENSP NOVA visa não apenas capacitar profissionais de Saúde Pública para os desafios atuais, mas também fomentar a criação e a partilha de conhecimento que inspire mudanças duradouras nos sistemas de saúde, mas também nas comunidades. Esta visão integrada posiciona a Escola como um verdadeiro catalisador de mudança no setor e como um parceiro para a renovação que todos sabemos ser necessária para continuar a assegurar no futuro os ganhos em saúde que atingimos nas últimas décadas.

Sintetizando seis décadas de experiência em formação de pós-graduação, a ENSP NOVA culmina esta abordagem numa proposta concreta de valor: desta forma nasce o “NextGen EducaTion”, um programa que colige as principais necessidades do mercado sob a forma de cursos de curta duração, da gestão de projetos à segurança do doente, da comunicação è economia em saúde, quase todos online ou maioritariamente online.

A segunda edição do NextGen EducaTion está prestes a ser lançada, beneficiando da experiência da ENSP NOVA na formação de milhares de profissionais nas mais diversas áreas da saúde pública. Esta trajetória confere à Escola uma base sólida para continuar a liderar iniciativas que combinam tradição e inovação, preparando profissionais para enfrentar os desafios de um futuro em rápida transformação, enquanto reforçando o seu posicionamento e reconhecimento internacional, que não só informa as suas práticas educativas, como contribui para o avanço do conhecimento em saúde pública, com resultados mensuráveis.

 

Parceria PME Magazine/ENSP-NOVA 
Este artigo faz parte de uma parceria editorial estabelecida entre a PME Magazine e a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP NOVA).

PODE GOSTAR DE LER
Continue to the category
PUB

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

PUB
PUB

SUSTENTABILIDADE

Continue to the category