Por: Martim Gaspar
O programa mundial de inovação no setor de energia elétrica, Free Electrons, liderado pela EDP e empresas parceiras, procura soluções para a transição energética mais limpa e eficiente. O programa irá abrir inscrições para as startups interessadas a partir do final de janeiro.
A organização pretende que as startups inscritas possam contribuir para um planeta mais sustentável, através do programa Free Electrons, analisando soluções inovadoras em relação à transição energética.
O programa tem como objetivo o desenvolvimento de projetos e negócios entre startups e agentes da indústria a fim de desenvolver soluções que contribuam para a transição energética através de energias renováveis, redes inteligentes, gestão de energia, mobilidade sustentável, armazenamento de energia, flexibilidade, hidrogénio verde e descarbonização.
“Recomendamos o Free Electrons a qualquer startup que tenha soluções prontas a serem desenvolvidas para o futuro das redes de energia limpa. As utilities dedicam um grande esforço ao programa, o que significa que estão motivadas a desenvolver pilotos com cada empresa que consiga vingar na fase de seleção”, relata Alex Zorniger, VP de Desenvolvimento Empresarial da Power to Hydrogen, vencedora do Free Electrons em 2022.
Em cinco anos, a EDP já investiu mais de 37 milhões de euros em projetos-piloto e negócios com startups que participaram no programa.