Por: Ana Vieira
Com um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, a par da crescente exigência do consumidor, a estratégia empresarial de uma organização passa muitas vezes por uma fusão ou aquisição.
Em Portugal, nos primeiros seis meses de 2024, foram realizadas 252 operações de fusões e aquisições, que movimentaram mais de 4,6 mil milhões de euros, de acordo com dados divulgados pela TTR Data.
Números menores quando comparados com o mesmo período de 2023. Entre janeiro e junho deste ano, o mercado transacional português registou uma queda homóloga de 24% no número de transações e uma redução de 16% no valor.
“Proximidade com os clientes” – Bernardo Maciel
O CEO da Yunit Consulting, Bernardo Maciel, convidado do 2º Fórum PME Magazine, destaca o crescimento das operações nos últimos cinco anos, com a participação em transações como a “aquisição da Neves de Almeida pela CEGOC, com um ticket de 6 milhões de euros, e na venda da SAGILAB à ALS Life Sciences Portugal por 3 milhões de euros”, além da recente conclusão da aquisição da CIMAI, pela ECOCOMPOSITOS, por 1 milhão de euros”.
Em declarações à PME Magazine, o CEO da consultora de gestão especializada no apoio ao investimento e à capitalização das empresas através de incentivos fiscais e financeiros, destaca “a proximidade com os clientes e o entendimento das suas dores enquanto gestores de uma Pequena e Média Empresa (PME)”, como essenciais num processo desta natureza.
“Base de clientes fiel” – Igor Brito
O CEO da UniPeople, Igor Brito, também participante no evento que junta as PME portuguesas, realça a importância da visão de crescimento numa futura aquisição.
“A UniPeople valoriza, antes de tudo, oportunidades que acrescentem valor ao seu portfólio de serviços e que estejam alinhadas com a sua visão de crescimento orgânico. Quando avaliam uma possível aquisição, eles procuram empresas que compartilhem valores de transparência, ética e excelência. Além disso, a capacidade de melhorar a oferta de serviços 360º é um fator crucial, principalmente nas áreas de contabilidade, gestão financeira, seguros e apoio a expatriados”, explica o responsável à PME Magazine, assim como a importância de empresas “com uma base de clientes fiel e uma reputação sólida no mercado”.
Como procurar o match entre empresas
Bernardo Maciel, da Yunit Consulting, aponta três processos essenciais para que uma empresa possa encontrar o parceiro certo: “rede de contactos, conhecimento profundo do setor e análise de mercado”, “mapeamos empresas que possam complementar as capacidades do comprador” e “acompanhamos o cliente em todas as fases”, garantindo “confidencialidade ao longo do processo”.
Tendo em conta a realidade portuguesa, com muitas empresas de base familiar, destaca a importância da “sensibilização e orientação das empresas e dos seus gestores sobre este tema: como funciona; quais são as etapas do processo; quais os objetivos para a transação (expansão para novos mercados, diversificação de portfólio ou obtenção de sinergias operacionais)”.
Aquisição como forma de acelerar o crescimento
Para Igor Brito, CEO da UniPeople, a aquisição de pequenas empresas permite “angariar know-how especializado, permitindo não só o crescimento da empresa mas também a diversificação do portfólio de serviços”.
Assim, as “aquisições permitem à UniPeople expandir a sua rede de clientes e reforçar a sua posição como um parceiro de confiança em áreas como contabilidade, gestão, fiscalidade e seguros, tudo com uma abordagem de proximidade e flexibilidade”, acelerando o seu crescimento de forma estratégica, “mantendo o foco no crescimento orgânico, mas sem descartar oportunidades valiosas de fusões e aquisições”.
Bernardo Maciel, da Yunit Consulting, e Igor Brito, da UniPeople, vão participar no 2º Fórum PME Magazine, na mesa redonda “Fusões e Aquisições – Como encontrar um parceiro para fazer crescer o meu negócio?”, no dia 22 de outubro, na Universidade Católica.
Conheça aqui o programa completo do 2º Fórum PME. Inscrições aqui.