Atual vice-presidente da CMVM sucede assim a Carlos Tavares.
Gabriela Figueiredo Dias, até agora vice-presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), será agora a nova presidente do regulador dos mercados.
Segundo a edição online do Jornal de Negócios, a escolha do Governo para a substituição de Carlos Tavares recaiu na sua atual vice-presidente, depois aquele ter terminado, a 15 de setembro de 2015, o seu mandado como presidente da CMVM. Desde essa altura que Carlos Tavares aguardava a nomeação do seu sucessor.
Licenciada em Direito, Gabriela Figueiredo Dias começou a sua atividade profissional como advogada, tendo entrado para a CMVM em 2007 como assessora dos Assuntos Internacionais e Política Regulatória. De 2008 a 2010 foi diretora-adjunta do Departamento Internacional e da Política Regulatória e, até 2012 foi diretora-adjunta do Departamento de Mercados, Emitentes e Informação.
Entre setembro de 2012 e fevereiro de 2013 foi diretora desse mesmo departamento, ocupando depois o cargo de assessoria do Conselho de Administração da CMVM até julho de 2015, altura em que assumiu a vice-presidência da entidade.
Desde 1990 que é também docente universitária, passando pelaUniversidade Moderna do Porto, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Universidade Católica Portuguesa, entre outras.