A Google Portugal e o Governo assinaram um memorando que reforça o compromisso daquela empresa com o Executivo nacional e com os portugueses e que resulta no lançamento do programa “Grow Portugal with Google”.
Este protocolo, que foi assinado por Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e por Bernardo Correia, country manager da Google Portugal, tem em vista a recuperação económica portuguesa e pretende apoiar “a transição digital e oferecer as ferramentas e a formação que irão ajudar nas competências digitais e na empregabilidade”, explica o Governo, em comunicado.
O lançamento do programa “Grow Portugal with Google” está assim “alinhado com as prioridades definidas pelo Governo nas competências digitais, empregabilidade, startups e Inteligência Artificial”, afirma, em comunicado.
“Temos de pensar coletivamente no que devemos fazer para afirmar Portugal como uma sociedade verdadeiramente desenvolvida assente na inovação, inclusiva e tecnologicamente avançada. Esta colaboração é disso exemplo e estou convicto que será um importante contributo para o reforço da capacitação digital da nossa população, imperativa para que possamos continuar a superar com sucesso os desafios da digitalização”, disse Pedro Siza Vieira, aquando da assinatura do memorando.
Por sua vez, Bernardo Correia disse que “a tecnologia tem de ajudar todas as pessoas – independentemente de onde moram, ou do seu nível de ensino”.
O memorando de entendimento assinado estabeleceu uma série de programas.
O “Empregos na Pesquisa Google”, que já está ativo, e, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), permite que as pessoas que pesquisam empregos na Google tenham uma experiência imersiva.
Por sua vez, o “Atelier Digital”, que estará disponível a partir de 6 de outubro, permite que os portugueses ganhem competências digitais.
Já o “Android Training Program” está focado na formação em programação; e o “AI for Business” tem como foco a Inteligência Artificial e a sua utilização nos negócios.
O programa de aceleração Indico Accelerator Program powered by Google for Startups, que já se encontra a decorrer e tem fim previsto para junho de 2021, inclui mentoring, formação, masterclasses, apoio na obtenção de financiamento, recrutamento e segmentação de produto e de consumidores.
A Google lançou ainda, com a AICEP, três webinares gratuitos que têm como foco a expansão internacional das empresas e a forma como o digital pode ter um papel nesta expansão.