Home / Empresas / Governo apoia criação de clubes de fornecedores de PME
salário
Estudo divulgado esta segunda-feira (Foto: arquivo)

Governo apoia criação de clubes de fornecedores de PME

Objetivo é que PME se juntem em projetos inovadores.

 

O Governo vai lançar apoios à criação de “clubes de fornecedores de PME”, de forma a incentivar a associação entre pequenas e médias empresas.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que adiantou que os apoios serão lançados “nas próximas semanas”.

“Tanto no Plano Nacional de Reformas como no programa de Governo tínhamos essa iniciativa, que vamos lançar muito em breve através de vários instrumentos para apoiar a criação de clubes de fornecedores de PME, tanto para projetos de investigação e de inovação, como também para viabilizar a internacionalização de pequenas empresas portuguesas que, muitas vezes, não têm capacidade sozinhas de se internacionalizarem, apesar de serem de excelência nos seus nichos”, adiantou o governante.

O objetivo, adiantou João Vasconcelos, é que as empresas se juntem para poder “viabilizar projetos” de inovação ou lançar-se na internacionalização.

O secretário de Estado falava sexta-feira aos jornalistas, à margem da inauguração das novas instalações da PPRR Metal, na Maia, onde é fabricada a segunda geração do robot de cozinha do grupo Sonae, a Yammi 2.

“Este é um dos melhores exemplos que vi até hoje do poder de várias PME, cada uma de nicho, muito especializada num determinado setor, de, quando se juntam, viabilizarem projetos de inovação e projetos de grandes empresas, como foi este o caso”, exultou João Vasconcelos.

O novo produto traduziu-se num investimento de quatro milhões de euros no grupo Sonae.