Por: Maria Carvalhosa
O Governo dos Açores vai atribuir um voucher de 35 euros aos turistas que visitem a ilha de São Jorge, de maneira a incentivar a retoma do turismo, face aos impactos económicos da crise sismovulcânica, até um montante máximo de 330 mil euros.
O regulamento do voucher “Welcome to São Jorge” foi publicado esta segunda-feira, em Jornal Oficial, depois de ter sido aprovado em Conselho de Governo na passada quinta-feira.
“É um incentivo financeiro à dinamização da economia local, como forma de atenuar o impacto decorrente da crise sismovulcânica na ilha de São Jorge, utilizável, exclusivamente, na aquisição de bens ou serviços em atividades relacionadas com o setor turístico”, esclarece o Conselho do Governo.
Contudo, o Governo regional tem prevista uma “reavaliação trimestral” para determinar a sua “continuidade ou cessação”.
“O montante global máximo do apoio para realização da despesa com o voucher ‘Welcome to São Jorge’ é fixado em 330 mil euros”, pode-se ler no regulamento do incentivo.
Segundo o Governo Regional, o turismo é “um dos setores mais afetados cumulativamente pela pandemia, pelo conflito armado [na Ucrânia] e ainda pela crise sismovulcânica”.