Home / Empresas / Governo dá voucher de apoio às startups
Valor do voucher será equivalente a 2.075 euros

Governo dá voucher de apoio às startups

Por: Mariana Barros Cardoso

O Governo optou por alargar por três meses o limite da duração do Startup Voucher e ainda o prazo de atribuição da bolsa mensal para as startaups com projetos em fase de ideia já aprovados, num total mensal de 692 euros que se traduz num valor equivalente a 2.075 euros.

Este apoio decorre ao abrigo do programa que visa a dinamização de projetos empresariais em fase de ideia promovidos por jovens entre os 18 e os 35 anos.

Na génese desta decisão está a pandemia da Covid-19 que leva a que o prémio de concretização, no valor de 2.000 euros por projeto, seja pago após a constituição da empresa. Recorde-se que os projetos são destinados a integrar a participação dos beneficiários no capital.

Não é só a questão financeira que é alargada, também o período previamente estabelecido para o desenvolvimento do projeto empresarial é adiado por três meses, sendo assim, a avaliação realizada apenas no fim do sétimo mês e a avaliação intercalar, no final da segunda fase do projeto, aconteça então, passados 11 meses.

As alterações acima referidas acima fazem parte do despacho publicado em Diário da República no dia 4 do corrente mês e assinado pelo secretário de Estado para a Transição Digital – André de Aragão Azevedo – na alteração do regulamento do StartUp Voucher.

No documento, que pode consultar aqui, lê-se que a alteração foi efetuada “tendo em conta a necessidade de medidas ativas de emprego e de outras medidas não formativas, bem como o interesse para a economia nacional em criar condições que promovam o eficaz desenvolvimento de ideias inovadoras, visando o lançamento de novas startups, importa adaptar o Startup Voucher, enquanto medida que pretende promover o desenvolvimento, por parte dos jovens, de novos projetos de empreendedorismo inovador, à atual situação de calamidade em que vivemos”.