Ministro do Ambiente sublinha que travar erosão costeira é “causa nacional”.
O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, anunciou, esta sexta-feira, que Portugal vai investir 176 milhões de euros nos próximos quatros anos para travar o recuo da costa.
Apresentando o documento Litoral XXI – Governança e Plano de Ação, em Vagos, Aveiro, o ministro sublinhou que “em toda a Europa, o litoral português é o mais frágil dos territórios”.
Matos Fernandes considerou que a proteção dos 987 quilómetros de costa é uma “causa nacional”, apelando a autarcas e representantes de comunidades intermunicipais a juntarem-se ao Governo nesta causa.
A primeira zona do país a beneficiar deste investimento será entre Costa Nova e Vagueira, onde será feita a recarga das praias com dois milhões de metros cúbicos de inertes provenientes do Porto de Aveiro. A obra custará mais de seis milhões de euros e terá início em novembro, devendo estar concluída em janeiro de 2018.
Ainda para 2017 estão previstas intervenções nas praias de Granja e Valadares (Gaia), Espinho e Cortegaça (Ovar), Figueira da Foz e Nazaré.
Estas intervenções totalizam 57 milhões de euros e abrangem 13 concelhos, estando ainda previstas outras 20 intervenções em 17 concelhos, no valor de 12 milhões de euros – no âmbito do programa comunitário PO SEUR.