Home / Tecnologia / Governos pedem cada vez mais informação à Google sobre utilizadores
google ads governos google pme magazine

Governos pedem cada vez mais informação à Google sobre utilizadores

Segundo o “relatório de transparência” da Google, as solicitações de informações por vários governos atingiram um recorde no semestre terminado em junho, no seguimento de um crescimento sustentado. Os 44 943 pedidos representaram um aumento de 10% em relação aos seis meses anteriores e uma quarta subida consecutiva.

Os pedidos oficiais respeitaram 76 713 contas de utilizadores no último período, uma diminuição em contraste com as 81 311 contabilizadas no semestre de 2015. O número de solicitações ao Google tem estado a aumentar desde que a empresa começou a divulgar informações sobre transparência, em 2011.

“Tal como já informámos, quando recebemos um pedido de informação sobre um utilizador, revemo-lo cuidadosamente e só fornecemos a informação dentro das dimensões e da autoridade do requisitante”, afirmou, numa mensagem colocada num blogue, o diretor do departamento jurídico da Google, Richard Salgado.

No último relatório, os EUA apresentaram o maior número de pedidos — 14.169 -, dos foram satisfeitos 79%. A Alemanha surgiu em segundo lugar, com 8.788 solicitações, seguida por França (4.300), Índia (3.452) e Reino Unido (3.302).

A Google adiantou que no período analisado recebeu os primeiros pedidos de Argélia, Bielorrússia, Ilhas Caimão, El Salvador, Fidji e Arábia Saudita. Todos estes pedidos tiveram uma resposta negativa, garantiu a empresa, segundo o relatório.