Por: Marta Godinho
A greve de hoje, dia 23 de dezembro, da Comboios de Portugal (CP) e das Infraestruturas de Portugal (IP) obrigou a suspensão de 136 comboios e levando à circulação de apenas 109 comboios até às 08:00 horas, segundo fonte oficial da CP.
Estão cumpridos os serviços mínimos previstos que contavam com a circulação destes 109 comboios, num total de ativos regulares de 245, até às 8 horas da manhã. Os serviços mínimos definidos para o resto do dia de hoje vão centrar-se em 25% concentrando-se, essencialmente, no início e no final do dia, nas chamadas “horas de ponta”, segundo a CP.
Esta greve, por parte dos trabalhadores da CP e da IP, está prevista ocorrer também no dia 26 de dezembro para reivindicar um prémio financeiro que compense a perda de poder de compra em 2022, a atualização do subsídio de alimentação e o fim da “discriminação entre trabalhadores”.
Na quinta-feira, dia 22 de dezembro, a CP alertou, na sua página da internet, para a previsão de “perturbações na circulação de comboios, a nível nacional com possível impacto nos dias anteriores e seguintes aos períodos de greve”.
Os bilhetes que já tenham sido adquiridos pelos clientes podem receber reembolso total do valor até 10 dias após terminada a greve e receber a revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria.