Por: Diana Mendonça
Esta sexta-feira é marcada pelas greves parciais do metro e dos comboios urbanos de Lisboa.
A greve nos Comboios de Portugal (CP) acontece entre as 17h e as 21h. Já a greve do Metro de Lisboa realizou-se entre as 5h e as 9h da manhã, tendo a circulação sido retomada às 9h30.
De acordo com a nota divulgada pela CP, a greve parcial foi convocada para o período das 15h às 21h, contudo poderão ocorrer “perturbações significativas na circulação dos comboios urbanos de Lisboa, com impacto previsto entre as 15h e as 24h”.
O Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social não decretou serviços mínimos para esta greve que reivindica melhorias salariais e melhores condições de trabalho.
Ao início da manhã desta sexta-feira, Paulo Machado, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans), fez um balanço da greve e afirma que a adesão à greve rondou os 100%, por isso todas as estações estavam fechadas, conforme declarações ao Observador.
Esta é a décima greve parcial do ano do metropolitano de Lisboa. Os trabalhadores aguardam que a reunião desta sexta-feira, entre os sindicatos e o ministro do Ambiente da Ação Climática, Duarte Cordeiro, possa trazer alguns resultados para as reivindicações dos trabalhadores.