Por: Bernardo Maciel, diretor executivo e partner da Yunit Consulting
Tendo como clientes centenas de PME de todo o país, a Yunit Consulting aprendeu, ao longo de anos de experiência, o que estas empresas têm em comum e o que as distingue.
Para muitos empresários, a empresa que dirigem não é só um negócio. É o seu projeto de vida. Mesmo quando a dimensão da empresa já é considerável, o líder – que muitas vezes é o fundador – mantém com ela o profundo envolvimento pessoal dos primeiros dias.
É graças a esse envolvimento a essa paixão que estes decisores superam desafios que, para quem está de fora, pareceriam impossíveis. Em particular no nosso país, onde o ambiente nem sempre favorece a iniciativa, onde falta dimensão para competir lá fora e sobram entraves regulatórios, fiscais e burocráticos.
Por outro lado, por estarem tão envolvidos nos seus negócios, muitos destes empresários não dão, eles próprios, o devido valor ao esforço que fazem, ao sucesso que conquistam e ao impacto que geram. Acabam assim por contribuir para uma distorção: o défice de visibilidade das PME.
Leia o artigo na íntegra na 8.ª edição da PME Magazine.