Home / Empresas / Huawei é o segundo maior investidor em I&D do mundo
Ataques financeiros
Transações online cresceram 65% entre 2019 e 2021 (Foto: Pexels)

Huawei é o segundo maior investidor em I&D do mundo

O EU Industrial R&D Investment Scoreboard, relatório anual produzido pelo EU Joint Research Centre (JRC), foi divulgado esta semana e registou que, entre 2500 empresas à escala global que constituem 90% do investimento total em Investigação e Desenvolvimento (I&D), a Huawei é o segundo maior investidor privado a nível mundial em (I&D).

A fabricante chinesa está atrás da Alphabet, a casa-mãe da Google no pódio das tecnologias que investiram em I&D, tendo ultrapassado a Microsoft, que no ano anterior ocupava a segunda posição.

Ao apostar em I&D como fator de diferenciação, a Huawei continua a planear o futuro mantendo um ímpeto de inovação intenso. Nessa sequência, Tony Jin, representante da Huawei junto das instituições europeias, frisa, em comiunicado, que este relatório “é uma das mais credenciadas avaliações sobre o investimento do setor privado em investigação & desenvolvimento”, salientando que “a colaboração internacional nas áreas de investigação e ciência é muito importante para garantir que os produtos e serviços mais inovadores sejam desenvolvidos”.

Uma grande fatia dos investimentos em I&D realizados pela Huawei a nível mundial é realizada na Europa, onde a empresa emprega mais de 2400 investigadores distribuídos por 23 centros de investigação, a que se juntam as parcerias com mais de 150 universidades europeias, que também permitem à multinacional estar profundamente inserida no ecossistema de investigação.

Através da atividade de investigação colaborativa, a Huawei refere em comunicado que tem vindo a alavancar a necessária transição digital no continente europeu, contribuindo para reforçar a competitividade da União Europeia e ajuda a mitigação das alterações climáticas.

No que concerne à operação em Portugal, Diogo Madeira da Silva, head of public affairs & communications da empresa, refere: “Ao contar com a Huawei há quase 20 anos, o nosso país tem a oportunidade de beneficiar da inovação tecnológica, resultante deste investimento massivo em I&D, o que é fundamental para cumprir as ambições de transição digital e energética”.

“Portugal, onde aliás inaugurámos recentemente o 5G GAIner, laboratório de I&D na área do 5G e da Inteligência Artificial, não pode abdicar de estar na linha da frente do desenvolvimento.”