Home / Empresas / Programa governamental incentiva à literacia digital
INCoDe.2030 literacia digital
Programa reforçar competências digitais dos cidadãos (Foto: Freepik)

Programa governamental incentiva à literacia digital

Por: Maria Inês Jorge

Com o objetivo de reforçar as competências digitais dos cidadãos, empresas e instituições nacionais, o programa INCoDe.2030 veio responder aos desafios da senda tecnológica e melhorar a literacia digital no mercado de trabalho.

Criada pelo Governo português, a Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – INCoDe.2030, nascida em 2017, representa uma ação integrada de política pública que visa o reforço das competências digitais, de forma transversal, a toda a sociedade portuguesa, num programa projetado até ao ano 2030. Com uma sociedade cada vez mais dependente de tecnologias digitais, sejam elas dispositivos eletrónicos ou plataformas online, também os setores de atividade sentiram a necessidade de se reinventar e adaptar à nova realidade tecnológica. Muito embora Portugal não esteja longe da média europeia no que toca ao nível de literacia digital, é necessário reforçar as competências dos cidadãos relativamente à utilização da Internet.

Num esforço conjunto entre as entidades governativas e a sociedade civil, o INCoDe.2030 visa investir na qualificação da população jovem e, por outro, requalificar os recursos humanos de empresas e instituições portuguesas. Para isso, pretende-se que este programa venha contribuir para a inclusão social e, ao mesmo tempo, para a literacia digital, através do acesso de toda a população aos serviços digitais, do incremento da capacidade analítica no contexto big data, da utilização intensiva das tecnologias no processo de educação ao longo da vida, entre outras iniciativas de aprendizagem. Na página oficial do programa estão também disponíveis kits gratuitos, desenvolvidos por parceiros da iniciativa, cujos temas envolvem a segurança ou a programação. Estes kits destinam-se a pais e educadores que pretendam apoiar os mais jovens na descoberta por novas áreas de interesse, pelo que incluem cursos online, recursos educativos e acesso a plataformas onde é possível obter os respetivos certificados de conclusão dos cursos.

Assine a PME Magazine em papel para ler o artigo na íntegra ou subscreva a edição digital aqui.