Por: Djeisibel Lopes
O estudo “European Payment Report 2023” (EPR), da Intrum, empresa de serviços de gestão de crédito, revela que 58% das empresas portuguesas afirmam terem a sua capacidade de crescimento limitada pela inflação.
A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde afirmou que as taxas de juros continuarão a aumentar. As declarações da dirigente aumentaram a preocupação dos empreendedores em relação ao crescimento das empresas. Para aliviar as pressões do aumento do custo de vida, o governo português reduziu o IVA sobre alguns produtos alimentares, no entanto, os desafios persistem.
De acordo com o EPR, as empresas portuguesas apontam o aumento das taxas de juro, devedores com problemas financeiros e a inflação como os seus principais desafios.
Para enfrentar as adversidades, os empresários estão a adotar estratégias como a redução de custos, cautela na aquisição de dívidas financeiras e o aumento de vendas. Apesar disso, seis em cada dez empresas preveem um impacto negativo da inflação no pagamento dos seus clientes.
Em Portugal, 58% das empresas estão a sentir os efeitos da subida de preços, o que implica restrições no crescimento e aproveitamento de novas oportunidades.