Novo modelo de avaliação do risco comercial foi elaborado tendo em conta as alterações ao tecido empresarial português.
A Informa D&B apresentou, esta quarta-feira, um novo modelo de avaliação de risco comercial para as empresas.
“O novo modelo destina-se a prever o risco de failure, que mede a probabilidade de uma empresa cessar atividade nos próximos 12 meses com dívidas por liquidar”, refere a consultora em comunicado.
Segundo a Informa D&B, as principais mudanças no novo modelo prendem-se com “grandes alterações ocorridas no tecido empresarial português nos anos recentes”.
A consultora adianta que o novo modelo está avaliado “pelo Índice de Gini em 84%, numa escala em que se considera que existe um ‘desempenho elevado’ a partir dos 60%”.
A avaliação do risco é compreendida entre 1 (risco mínimo) e 4 (risco elevado), ou através do rating da Informa D&B, que classifica as empresas de 1 a 20, sendo 20 a nota correspondente ao risco mínimo.
“Os dados financeiros não são as únicas variáveis nem as que, por vezes, mais influenciam o risco. As ações judiciais têm um peso muito relevante no risco de failure das empresas, mas 70% dos fatores que explicam a atribuição da classe de risco pertencem às dimensões demográfica, financeira e de pagamentos”, acrescenta o comunicado.
Segundo os dados revelados, as empresas com menos de dois anos têm uma probabilidade de incumprimento 85% inferior à do universo total. O mesmo acontece com as grandes empresas (mais de 250 empregados) e com as pequenas empresas (até nove empregados).
“Os setores da Indústria extrativa, Alojamento e restauração e Construção registam as taxas de failure mais elevadas”, refere o comunicado.
No que respeita às variáveis financeiras, a solvabilidade reduzida está associada a taxas de incumprimento elevadas, o mesmo se passando com rendibilidades do ativo muito negativas.
Os pagamentos são outra das variáveis a considerar neste novo modelo. Diz a Informa D&B que “quanto mais elevado é o atraso médio de pagamentos face às condições acordadas, maior a probabilidade de failure”.
O novo modelo foi apresentado na conferência “Informa D&B, Let’s Talk about Risk – Novos desafios na gestão do risco comercial”, na qual a empresa também comemorou o seu 110.º aniversário em Portugal.