Home / Empresas / Inovação para travar a pandemia
Robô_ZenZoe Tecnologias para travar a pandemia
Robô faz a limpeza do ar em apenas oito minutos (Foto: Divulgação)

Inovação para travar a pandemia

Por: Ana Rita Justo

São vários os gadgets criados e tecnologias desenvolvidas para fazer face à propagação da pandemia de Covid-19. Compilamos alguns dos que estão a ajudar ativamente a travar o vírus na retoma das atividades económicas.

Robô elimina a Covid-19

O ZenZoe é um robô que, através de uma luz ultraviole- ta (UV-C), limpa o ar e elimina a presença da Covid-19. Os germes e agentes patogénicos são eliminados praticamente na sua totalidade, com a capacidade de redução a chegar aos 99,99%, em apenas oito minutos de desinfeção.

A lâmpada de luz ultravioleta utilizada e a sua potência, intensidade e dimensão, combinadas com o movimen- to contínuo do robô, permitem realizar uma limpeza eficaz, a todos os pontos e zonas críticas.

Desenvolvido pela ASTI Mobile Robotics – empresa de tecnologia e robótica espanhola – e pela BOOS Technical Lighting, o ZenZoe está a ser distribuído em Portugal pela Aura Light.

Câmara controla temperatura e deteta máscaras

Tecnologia Beltrão Coelho para travar a pandemia
Câmara conta com uma taxa de precisão de 0,3ºC

No sentido de apoiar as empresas na retoma das suas atividades presenciais em segurança, a empresa portuguesa Beltrão Coelho disponibiliza um novo equipamento, desenvolvido pelo parceiro português Quântico Solutions, uma câmara termográfica que permite medir a temperatura dos trabalhadores à distância, por via de infravermelhos a uma distância entre os 0,30 metros e os 1,5 metros, garantindo a proteção dos dados pessoais dos trabalhadores e com uma taxa de precisão de 0,3°C.

O equipamento, desenvolvido e concebido integralmente em Portugal, permite ainda a integração com sistemas de leitura de ponto das empresas, fazendo o respetivo reconhecimento facial, mesmo com máscara, com uma taxa de precisão de 99% e também monitorizar se o trabalhador tem máscara.

Startups de Braga cria dispositivo de higienização do lar ar

Aparelho foi desenvolvido pela Smart Separations

Mais a Norte, Gino é o nome escolhido pela Smart Separations, startup da comunidade da Startup Braga, para o novo dispositivo de higienização de ar pessoal que tem mostrado resultados no combate contra o coronavírus.

Utilizando a tecnologia ViraTeq, o dispositivo permite destruir vírus, bactérias e fungos que estejam no ar, incluindo o SARS-CoV-2. O Gino incorpora um filtro com um revestimento antimicrobiano, não recorrendo a qualquer tipo de luz e tendo, por isso, um baixo consumo de energia.

O aparelho purificador de ar poderá ser adquirido através da Kickstarter, plataforma que visa o financiamento de projetos criativos e inovadores onde é dada a possibilidade de o cliente reforçar o seu apoio ao projeto através da doação de verbas que permitam o desenvolvimento do projeto.

Desinfetantes de cunho português contra a Covid-19

Inokem trava pandemia com desinfetantes biodegradáveis
Desinfetantes da Inokem são todos biodegradáveis

Já a Inokem, startup portuguesa de biotecnologia especializada em soluções químicas e biológicas, desenvolveu novas fórmulas para soluções específicas para a contenção da Covid-19, nomeadamente para desinfeção de seres humanos em cabines de descontaminação, todo o tipo de tecidos e calçado, assim como desinfeção de espaços públicos.

O sistema de desinfeção em humanos passa pela aplicação em túneis, em sistemas individuais de descontaminação para contenção pandémica. Já o desinfetante têxtil permite, nas lojas de roupa, desinfetar vestuário em menos de 12 segundos para que os clientes possam experimentá-las em segurança. Por seu turno, o desin- fetante urbano pode ser usado em espaços exteriores e interiores, potenciando uma maior desinfeção de es- paços públicos e não só. O mesmo pode também ser aplicado a mercadorias.

Todos os produtos são 100% biodegradáveis e sem impacto ambiental.

Ventilador Philips adapta-se a doentes Covid-19

Tecnologias para travar a pandemia
Ventilador já teve aprovação do Infarmed

A Philips desenvolveu o ventilador Respironics E30, concebido por uma equipa de engenheiros e médicos com grande experiência na área dos cuidados respiratórios para tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda, possibilitando que profissionais de saúde com diferentes graus de conhecimento em ventilação mecânica tratem e monitorizem os seus pacientes.

O professor João Winck, do Departamento de Medicina da Universidade do Porto e membro da Sociedade Eu- ropeia de Medicina Respiratória, participou ativamente no desenvolvimento do Respironics E30.

Este ventilador pode ser utilizado quer em ventilação invasiva como não invasiva e adapta-se às necessi- dades dos pacientes com Covid-19, por exemplo, ao fornecer oxigénio suplementar para tratar a hipoxemia que esta patologia produz. O produto já foi aprovado pelo Infarmed (Portugal), FDA (Estados Unidos), e Aemps (Espanha) para a sua utilização durante a pandemia.

Interajuda liga negócios locais a consumidores

Tecnologias para travar a pandemia
Plataforma é gratuita e potencia contacto entre negócios locais e clientes

A plataforma Interajuda foi criada no âmbito do movimento Tech4Covid19, iniciado por um conjunto de voluntários de startups tecnológicas para desenvolver tecnologias de combate à pandemia. Nasce da necessidade de ligar os negócios locais com os consumidores em altura de quarentena perante o flagelo da pandemia da Covid-19.

A plataforma portugal.interajuda.com online, é gratuita, e possibilita que as empresas, de vários setores, se registem e mostrem os seus produtos e serviços aos potencias clientes.

A plataforma admite, ainda, voluntários para ajudar na entrega dos produtos nas habitações dos clientes. Para comprar, os consumidores terão apenas de entrar em contacto com o anunciante.