Home / MERCADO / Economia / Insolvências em Portugal devem subir 2% em 2022
Insolvências
O crescimento previsto contrasta com a queda registada nos últimos dois anos (Foto: Unsplash)

Insolvências em Portugal devem subir 2% em 2022

Por: Maria Carvalhosa

O número de insolvências entre as empresas portuguesas deverá crescer 2% este ano face a 2021, e quase 16% em 2023, segundo estimativas da COSEC (Companhia de Seguro de Créditos).

“Nos últimos dois anos, a pandemia levou o Governo a implementar vários mecanismos de apoio às empresas, o que terá permitido limitar o número de insolvências. No entanto, a maioria dessas ajudas terminou no final de 2021. Os efeitos são já visíveis, por exemplo, na subida de 19% dos Processos Especiais de Revitalização registados este ano, um sinal claro do aumento do número de empresas que enfrentem sérias dificuldades para cumprir pontualmente as suas obrigações”, explica Maria Celeste Hagatong, presidente do conselho de administração da COSEC.

A evolução das insolvências em Portugal em 2022 deverá refletir ritmos mensais diferentes, sendo que no primeiro semestre a tendência é de estabilidade, e na segunda metade do ano as previsões apontam para um crescimento marginal mensal de 7% em comparação com o mesmo mês do ano passado.

O crescimento previsto contrasta com a queda registada nos últimos dois anos: -2,3% em 2020 face a 2019, e -12,3% em 2021, face a 2020.