Home / Opinião / Instagramania, o poder social das imagens
instagramania fábio jesuíno tendências marketing digital pme magazine
Fábio Jesuíno, CEO da 3WX

Instagramania, o poder social das imagens

Por: Fábio Jesuíno, CEO da 3WX Digital Creative Agency

O Instagram é a rede social com maior crescimento do planeta onde as fotografias e também os vídeos valem mais do que mil palavras.

Era uma vez um jovem brasileiro, Mike Krieger, e o seu amigo americano, Kevin Systom colegas da universidade de Stanford que decidiram criar uma aplicação de check-in e fotografia, a Burbn, em março de 2010, tendo conseguido um investimento de 500 mil dólares. Como se tratava de uma aplicação muito complexa, decidiram simplificá-la, originando o Instagram.

Eram 12h15, do dia 6 de outubro de 2010, o Instagram foi lançado oficialmente na loja de aplicações da Apple, sendo descarregado em poucas horas por milhares de pessoas e em dois meses chegou a um milhão de utilizadores, sendo considerado um mês depois pelo Business Insider como a aplicação para iPhone mais promissora.

O sucesso das imagens com filtros que podiam ser facilmente partilhadas fez com que o Instagram crescesse exponencialmente, de uma forma global, despertando o interesse das grandes empresas de tecnologia, entre elas o Facebook, que o considerou uma grande oportunidade de negócio e comprou-a por mil milhões de dólares em 2012.

“O sucesso das imagens com filtros que podiam ser facilmente partilhadas fez com que o Instagram crescesse exponencialmente.”

Sendo a rede social que mais cresce no planeta, onde o Brasil e Portugal estão em destaque por estarem entre os países que apresentam as maiores taxas de penetração, é dessa forma uma poderosa ferramenta de divulgação das marcas.

A história desta poderosa ferramenta de marketing digital passa pela popularidade do Instagram Stories, uma forma de divulgar as histórias dos seus utilizadores em curtos vídeos que desaparecem em 24 horas após a publicação, permitido uma grande interação.

O Instagram foi recentemente considerado pela Forrester Research a principal rede social em termos de interação, porque possui uma taxa média de interação de 2,3 por seguidores, ultrapassando dessa forma o Facebook (0,2%) e o Twitter (0,02%).

Apresentando uma elevada taxa de interação e mais de 800 milhões de utilizadores ativos por mês, faz despertar o interesse de qualquer negócio nesta rede social. Esse interesse passa por criar conteúdos emocionais relacionados com o mercado alvo, tentado identificar e promover aqueles que gerem mais interação.

“Apresentando uma elevada taxa de interação e mais de 800 milhões de utilizadores ativos por mês, faz despertar o interesse de qualquer negócio.”

A criação de conteúdos emocionais nas redes sociais ganha grande importância devido ao seu impacto entre os utilizadores que, no caso do Instagram, é essencial para aumentar o número de seguidores e, dessa forma, conseguir níveis de interações elevados com resultados muito animadores.

O Instagram é a rede social criativa que usa duas das principais formas de comunicar, as imagens e os vídeos, promovendo a partilha de emoções entre os seus utilizadores e fazendo de uma forma interativa e divertida, tornando-se dessa forma uma das redes sociais mais populares do momento. Bem-vindos à instagramania.